Público-alvo
Pessoas físicas que não possuam empresa formalizada em nenhuma modalidade (MEI, ME, EPP ou outra), que estejam na fase inicial da startup com ideia de negócio validada e time formado. Considera-se startup o empreendimento com modelo de negócio inovador e escalável.
Maturidade
Startups não formalizadas, em estágio de maturidade inicial, com a ideia de negócio, que queiram validar e inserir a sua startup no mercado, realizar as primeiras vendas e conquistar clientes.
Benefícios e resultados esperados
Para o público-alvo:
- Transformar ideia de negócio inovador e escalável em uma startup real;
- Contribuir para as primeiras vendas;
- Auxiliar a inserção da startup no mercado, direcionada para as dores reais existentes.
Para o território:
- Contribuir para a comunidade no fortalecimento do ambiente inovador;
- Disseminação de startups no ecossistema de inovação do território;
- Promover a interação entre os atores do ecossistema e estimular práticas e políticas públicas em torno da temática;
- Atrair atores e ativos como recursos para investimento em inovação com startups.
Benefícios e resultados esperados
Os workshops devem utilizar metodologias ágeis com palestra de apresentação do conteúdo e de ferramentas, bem como sessões de trabalho dos times e mentorias.
Trabalhar a partir do protótipo (MVP), Business Model Canvas e Canvas Proposta de Valor, para construção e análise do modelo de negócios e proposta de entrega de valor, de modo a evidenciar a ideia do negócio.
Preparar a startup para um processo comercial de ida ao mercado junto ao seu público alvo, orientar sobre técnicas de negociação, desenvolver estratégias digitais para atração de clientes.
Testar junto a potenciais clientes a aceitação, funcionamento e a adoção da solução, bem como possíveis ajustes necessários na tecnologia, no design ou na usabilidade do protótipo.
Introdução aos conceitos jurídicos e ao ambiente regulatório para startups a partir de aspectos como definição legal de startup, processos de abertura e fechamento, contratos, modelo societário, incentivos fiscais, aspectos trabalhistas.
Introdução aos conceitos de viabilidade financeira dos negócios, ferramentas (fluxo de caixa, DRE, valuation entre outras), fontes de captação de recursos e financiamentos.
Trabalhar técnicas de apresentação, oratória e presença de palco, apresentar os diferentes tipos de pitch de acordo com a finalidade (para vendas, parceiros, possíveis anjos, elevator pitch), orientar para a construção de uma sequência lógica de apresentação.