A Jornada

A Jornada Fator S consiste em quatro etapas: Fator S Challenge, Fator S Agita, Fator S Pré-acelera e Fator S Acelera. Cada uma delas representa o estágio de desenvolvimento da sua startup e as soluções necessárias para melhorar o desempenho do seu negócio.

Setas roxas

Fator S Challenge

Maratonar intensivamente a ideação para resolver desafios reais do mercado.

Para quem

Espíritos curiosos e empreendedores que queiram resolver desafios reais do mercado. Não importa a área de atuação profissional.

Pré-requisitos

Não há. O mais importante é a criatividade e o trabalho em grupo. Perfis complementares são fundamentais para trazer novas perspectivas e melhorar o mercado da inovação.

Duração

16 horas

Fator S Agita

Compartilhar ideias, formar equipes e lançar startups.

Para quem

Startups em early-stage que queiram remodelar seu negócio e espíritos curiosos e empreendedores. Não importa a área de atuação profissional.

Pré-requisitos

Não há. O importante é unir perfis diferentes (marketing, design, vendas, entre outros) para enriquecer o trabalho em grupo.

Duração

17 horas.

Fator S Pré-acelera

Gerar vendas e conectar soluções com o mercado.

Para quem

Startups de diversas áreas em estágio de maturidade inicial.

Pré-requisitos

A startup deve ter pelo menos dois fundadores, sendo um de negócios e um de tecnologia.

Duração

3 meses.

Fator S Acelera

Impulsionar startups e ampliar conexões e negócios com o mercado.

Para quem

Startups de diversas áreas em fase de operação.

Pré-requisitos

Startups que consigam evidenciar produto validado no mercado, vendas recorrentes, indicadores de crescimento e time de empreendedores experientes.

Duração

Aproximadamente 6 meses.

Dúvidas sobre a Jornada

O Fator S é uma iniciativa do Sebrae Minas que, lado a lado com as startups, da ideação a aceleração, tem com o objetivo ajudar a criar novas startups e desenvolver as que já existem por meio de muita imersão, conexão, expertise e tecnologia. As etapas do Fator S são independentes e você pode se inscrever naquela que tem mais fit com o momento da sua startup de acordo com os pré-requisitos. Está com dúvidas? Faça o nosso diagnóstico e descubra!

Startups em fase inicial ou mais maduras, em fase de crescimento e que queiram desenvolver seu modelo de negócio e conquistar o mercado. Seja você um fundador de primeira viagem ou um empreendedor em série, nós adoraríamos ouvir mais sobre você! O Fator S é para empreendedores e startups com times ambiciosos, que estão propondo soluções para problemas de forma diferenciada e que identificaram um mercado alvo em potencial através de um MVP existente.

O Sebrae está no mercado por mais de 45 anos sendo referência em empreendedorismo e inovação. Contamos com uma extensa rede de parceiros, empreendedores, investidores e especialistas em diversas áreas que estarão lado a lado da startup disponíveis para mentorar, acompanhar, dar feedbacks e explorar oportunidades de negócio. A jornada possui uma metodologia única e diferenciada com ferramentas e capacitações que auxiliam o crescimento das startups de acordo com os principais desafios de cada momento e dão suporte por meio de know-how, conexões e acesso ao mercado.

Nesta plataforma, na aba “Agenda”, você pode visualizar a programação completa das iniciativas. Basta clicar no programa ou evento que deseja participar e você verá o link de inscrição que irá te direcionar para o formulário de aplicação. Ah! Não se esqueça de sempre ler o edital antes de se inscrever. Ele também fica disponível neste mesmo local aqui na plataforma. Outra forma de se inscrever é por meio da nossa página no Portal da Inovação, pelo link.

Cada etapa da jornada tem características próprias, por isso, cada uma tem pré-requisitos diferentes de acordo com a maturidade do negócio. O fator S Challenge e o Fator S Agita não possuem pré-requisitos: buscamos espíritos curiosos que queiram trabalhar ideias em grupo! Para o Fator S Pré-Acelera é necessário comprovar a validação da ideia e ter um time formado, composto por pelo menos dois fundadores, um de tecnologia e um de negócios. Para participar do Fator S Acelera, os requisitos são associados à validação do produto, vendas recorrentes, a experiência, qualificação e complementaridade do time de empreendedores, bem como outros aspectos do negócio que possam ser evidenciados por indicadores de crescimento.

As etapas do Fator S são independentes e cada uma tem uma duração específica. A parte da ideação é composta por soluções de curta duração, que acontecem ao longo de uma semana ou menos. Já a pré-aceleração e a aceleração são etapas de médio e longo prazo, com durações aproximadas de 3 e 6 meses, respectivamente. Para saber a duração exata, será preciso conferir o edital de participação da iniciativa.

Nesta plataforma, na aba “Agenda”, você pode visualizar todos os programas e eventos do Fator S. Você pode filtrar pela cidade que desejar, pela categoria ou pelo nome da solução.

Na Home desta plataforma, há um campo “Fazer diagnóstico”. O diagnóstico também pode ser realizado “Home”, logo abaixo das agendas, no campo “Quero meu diagnóstico”.

Você pode acompanhar as edições passadas na aba “Ecossistema” e conferir quem já participou dos eventos ou programas do Fator S.

Para o Fator S Challenge e para o Fator S Agita, não é necessário ter um time formado. A inscrição é individual. Mas, para participar das demais iniciativas, é necessário ter um time formado.

Depende do programa ou evento. Você precisa conferir as regras no edital de participação, disponível na aba “Agenda”.

Diagnóstico

Com a ferramenta de diagnóstico desenvolvida pelo FATOR S, você descobre o nível de maturidade da sua startup e qual é a etapa ideal da Jornada para o seu perfil. Faça o teste online e gratuito, e identifique qual fator você precisa desenvolver.

Quero meu diagnóstico